Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas

Dúvidas Frequentes

Esta área é destinada ao esclarecimento das principais dúvidas que possam surgir durante o seu atendimento. Caso as dúvidas persistam você poderá entrar em contato pelos telefones (51) 3225.9995 / (51) 3327.2955 / (51) 3428.7075 / (51) 3658.6555


Para acessar seus exames, clique no menu superior em 'Laudos ou role a página e na área Resultado de Exames clique em ‘Pacientes’. No primeiro quadro leia a instrução e clique em 'Acessar Laudos'. Preencha os campos com o número do exame e a senha. Depois clique em 'Acessar'.

Na matriz, Porto Alegre, atendemos todos os sábados das 8 as 12h. Nas filiais consultar agenda de atendimento via telefone. Você pode ligar para Qualquer número do Citoclin e verificar esta informação.

Sim, em qualquer exame de coleta de material cérvico- vaginal o sangue interfere na interpretação do exame. Mas, se o sangramento não é menstrual e seu médico solicitou o exame este deve ser coletado e deve ser informado que o sangramento não é menstrual.

Se o exame citopatológico ou anátomo -patológico já foi coletado pelo seu médico basta trazê-lo ao laboratório em horário comercial para realizar o cadastro, num prazo de 30 dias.

Se seu exame ainda não foi coletado você deve telefonar ou se descolocar ao laboratório para marcar a coleta deste exame.

Você deve ter em mãos a requisição do exame que seu médico lhe deu e a carteira do seu convênio.

Você deve ter em mãos a requisição do exame que seu médico lhe deu, a carteira do convênio e um documento de identidade com foto. Para alguns convênios , é necessário autorização previa de alguns exames. Na marcação solicite esta informação.

O exame anátomo-patológico deve estar acondicionado em um frasco com formol e deve ser encaminhado o mais rápido possível ao laboratório., pois os líquidos utilizados para a sua conservação podem prejudicar o exame com o passar do tempo.

A biópsia de colo uterino, vagina , vulva ou pênis é a retirada de um pequeno fragmento sob visão do colposcópio. É um procedimento indolor. Após a coleta , o material é encaminhado para exame anátomo -patológico.

-Para a biópsia de colo, vagina ou vulva é necessário trazer um absorvente, por que você poderá ter um sangramento durante três dias após a realização do procedimento.

-Não é necessário trazer acompanhante.

Após o exame será necessário ficar no laboratório por cerca de 15min para garantir que você não terá tontura. Após este pequeno período, você pode voltar a sua rotina normalmente. É necessário abstinência sexual por 15 dias.

a) Não estar menstruada.

b) Não ter relação sexual 24 horas antes do exame

c) Não estar usando cremes ou óvulos vaginais até 1 semana antes do exame.

d) Não ter realizado exame de eco transvaginal até 24 horas antes do exame.

e) Higiene normal.

f) não ter realizado este exame num prazo inferior a três meses.

Após o exame citopatológico você pode realizar qualquer exame de ecografia, mas após a biópsia de colo, vagino ou vulva não é recomendado. Deve ser respeitado um período de 15 dias.

Não é necessário, porém se a paciente desejar trazer acompanhante e autorizar o acompanhamento, isto será permitido.

Você deve solicitar uma 2ª. via do mesmo e pagar uma pequena taxa.

Sim , dentro de um prazo de 2 meses seu exame continua a disposição no site. Basta ligar para o laboratório e solicitar a recuperação da sua senha e acessar o laudo.

O seu laudo fica à disposição por 60 dias. Lembre de salvá-lo ou imprimir para guardar e levar para o seu médico assistente.