
HPV por PCR( genotipagem estendida)
Os Papilomavírus humano (HPV) são vírus associados ao desenvolvimento das lesões precursoras e do câncer invasivo no colo uterino, na vagina, na vulva, no pênis e no ânus. A detecção precoce deste vírus permite o diagnóstico de lesões precursoras em estágio inicial, impedindo que as mesmas progridam para o câncer invasivo devido à aplicação do tratamento adequado. Evidências recentes sugerem que a identificação específica e precoce do HPV-16 e/ou HPV-18 está associada com a elevação do risco do desenvolvimento de lesões precursoras do câncer em cerca de 20%, das pacientes ao longo do tempo. Esta metodologia identifica especificamente o HPV-16 e o HPV-18 e detecta outros 17 tipos de HPV de alto risco oncogênicos que são: 26,31,33,35,39,45,51,52,53,56,58,59,66,68,69,73 e 82.
Além destes genótipos serão investigados mais 9 HPV de baixo risco para câncer de colo uterino que são: 6,11,40,42,43,44,54,61 e 70
Com as novas diretrizes para rastreio do câncer de colo uterino este exame ganha maior importância. Ele será realizado em todas as mulheres dos 25 aos 60 anos. Caso o exame seja positivo para os genótipos 16 e 18 esta paciente será encaminhada para exame colposcópico e biópsia, se necessário. Caso o exame seja positivo para os outros grupos oncogênicos esta paciente terá a possibilidade de realizar uma citologia em meio líquido reflexa, ou seja, o médico poderá solicitar ao laboratório que utilize o mesmo material em que foi realizado o PCR para fazer o exame citopatológico.
Perguntas Frequentes
Metodologia:
PCR em Tempo Real
Material:
Escovado Endocervical, Vaginal, Vulvar, Uretral e Anal.
Hoje no Brasil as indicações do uso de pesquisa de DNA-HPV incluem
-rastreamento de câncer do colo uterino
-citologias com diagnóstico de células escamosas atípicas de significado indeterminado (ASC-US)
-células glandulares atípicas (AGC)
-seguimento pós-tratamento de lesão intraepitelial de alto grau (HSIL), dentre outras.
A genotipagem tem sido importante para avaliar o risco oncogênico e ajudar a determinar quadros de persistência do HPV
O Laboratório Citoclin

O Laboratório Citoclin foi fundado em 1997 pelas Dras. Heloisa Folgierini, Flávia Früstöckl e Isabel Nunes, com a proposta de oferecer serviços de alta qualidade em exames de Citopatologia e Colposcopia.
Em 2000, ampliamos nosso atendimento para as áreas de anatomia patológica, bacteriologia e biologia molecular, com a entrada da sócia Dra. Isabella Meirelles.
No ano de 2003, nosso quadro societário foi complementado pelas Dras. Maria Cristina Boeira e Rita Alves, aumentando ainda mais nossa capacidade diagnóstica.
Hoje somos uma empresa liderada por seis mulheres dedicadas, aliadas a uma equipe competente, na busca constante por um atendimento diferenciado e com rigor científico, que, há mais de 25 anos, atua pela saúde da população do nosso estado.