H. Pilory: O que você precisa saber

H. Pilory: O que você precisa saber

O que é H. pylori?

O H. pylori é uma bactéria comum, sendo a principal causa de gastrite tratável. Com uma prevalência global significativa, sua presença é associada a sintomas como dispepsia e desconforto no abdômen superior.


Diagnóstico e Sintomas

O diagnóstico do H. pylori envolve uma variedade de métodos, desde testes respiratórios até endoscopias digestivas altas com biópsias. Sintomas como dispepsia e desconforto abdominal superior são indicativos da possível presença de gastrite por H. pylori


Tratamento

O tratamento do H. pylori inclui o uso de antibióticos e inibidores da bomba de prótons. Essa abordagem visa não apenas aliviar os sintomas, mas também erradicar a bactéria para evitar complicações a longo prazo.


Transmissão

Em países de baixa e média renda, o H. pylori frequentemente causa infecções crônicas, muitas vezes adquiridas na infância. A transmissão oral-oral ou fecal-oral torna famílias e residentes de instituições de abrigo mais suscetíveis. Profissionais de saúde devem ser cautelosos para evitar a disseminação por meio de endoscópios mal desinfetados.


Complicações e Riscos

As complicações associadas à infecção por H. pylori incluem úlceras pré-pilóricas, duodenais, atrofia gástrica e um aumento do risco de câncer gástrico e linfoma MALT. Reconhecer os riscos é crucial para um tratamento eficaz e a prevenção de complicações graves.


Métodos de Diagnóstico

Os métodos de diagnóstico variam, desde testes sorológicos,  até exames mais invasivos como endoscopia digestiva alta. Testes não invasivos, como os testes respiratórios com ureia e os testes de antígeno fecal, são preferidos para o diagnóstico inicial, enquanto a endoscopia é útil para coletar amostras para análises mais aprofundadas.


Prevenção

A prevenção do H. pylori começa com práticas simples, como lavar bem as mãos e manter a saúde do estômago em dia. A conscientização sobre a transmissão e a busca por tratamento adequado são passos cruciais para evitar complicações a longo prazo.


Lembre-se, a saúde começa pelo conhecimento e pela prevenção. Cuide do seu estômago, cuide de você!

 

19/12/2023

Gostou? Compartilhe esta publicação:

PORTO ALEGRE


Rua dos Andradas, 1727 - sala 81 - Ed. Osvaldo Cruz

Telefones:


CANOAS


Rua Fioravante Milanez, 58 - sala 706 - Centro

Telefone:


GRAVATAÍ


Rua Adolfo Inácio Barcelos, 568 - Centro

Telefone:

Agendar exame WhatsApp

Ícone do WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais